- Primeiro o usuário deve acessar o endereço https://hu-notificacao.apps.uepg.br. Em seguida é exibida a página de autenticação, tal como na imagem abaixo, onde em (1) o usuário deve digitar seu usuário e senha UEPG (não é o mesmo do GSUS, mas sim as credenciais para verificar holerite UEPG, acessar computador, etc). Caso não lembre do usuário ou senha, é necessário clicar na opção demarcada pela área (2).
- Quando o usuário efetuar o primeiro acesso a seguinte mensagem de erro será exibida (ver imagem abaixo): Erro 403 - Seu acesso ao sistema está temporariamente desabilitado. Isso acontece quando o usuário e senha digitados estão corretos, porém o usuário não está autorizado pela administração a acessar o sistema. Nesse caso é necessário aguardar a administração, a qual vai executar os passos abaixo para conceder acesso ao sistema.
- Depois do usuário autenticar no sistema e visualizar a mensagem de erro é necessário adicioná-lo ao grupo que indica sua função dentro do sistema. Para isso você deve acessar o menu Gestão > Usuários dos grupos e clicar no botão amarelo referente ao grupo desejado (ver imagens abaixo). Se o usuário possui duas funções dentro do sistema, por exemplo participa do NSP e coordena um setor, este deve ser adicionado em cada um dos grupos.
Obs.: O grupo parametrizacao-sistema gerencia os parâmetros das notificações (classificação dos incidentes, incidentes e campos de preenchimento obrigatório, status), bem como unidades e setores do hospital. Recomenda-se que somente membros específicos sejam adicionados neste grupo, já que alterações nessas partes podem impactar a operação do sistema.
Para adicionar um usuário num grupo basta selecionar seu nome na lista enquanto que para removê-lo basta clicar no x no nome do respectivo campo, tal como é exibido na imagem abaixo. Lembre-se de clicar no botão Salvar ao final da página para gravar as alterações.
- Depois de adicionado o usuário em seu respectivo grupo, é necessário vinculá-lo a uma unidade. Para isso, acesso o menu HURCG > Unidades e clique no botão azul para alterar.
Na página que se abrir você poderá alterar o nome da unidade, se está ativa ou não, e adicionar os usuários desejados. Para adicionar um usuário basta selecionar seu nome na lista enquanto que para removê-lo basta clicar no x sobre o nome. Lembre-se de clicar no botão Salvar no final da página para gravar as alterações.
Se um usuário não estiver lotado numa unidade não será possível manipular o sistema. Tais usuários somente podem visualizar as informações da sua unidade. Por exemplo, se precisa gerenciar notificações de duas unidades este deve estar lotado nas duas unidades, mas se deve visualizar as notificações de apenas uma unidade é necessário existir em somente uma dessas.
Nas páginas de gestão das notificações será exibido uma lista com as unidades que o usuário participa. Para filtrar os resultados conforme a unidade, basta selecioná-la na lista e clicar no botão azul que recarrega as informações.
----- FIM DO TUTORIAL -----